O Chamado Do Monstro Pdf Download !FREE!
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A escuridão, o vento, os gritos - e o despertar no mesmo ponto, antes de chegar ao fim. Tudo é tão aterrorizante que Conor não se mostra nem um pouco assombrado quando uma árvore próxima à sua casa - um imponente teixo - transforma-se em um monstro.
Tudo muito mais perturbador do que uma criatura feita de folhas e galhos. Só que o monstro sabe que Conor esconde um segredo. E isso o torna realmente assustador. Mas por que Conor deveria dar ouvidos a algo que parece imaginado?
Veja o resumo da emocionante histria de Conor, com todos osmistrios e segredos que surgem com a apario do monstro, e os temasque podem ser abordados em sala de aula a partir da leitura dolivro. Conor tem 13 anos. Filho de pais separados, mora com a me,que est com cncer. Certa noite, o menino acorda, em meio a umterrvel pesadelo recorrente, que sempre termina sem concluso. Algumsussurra seu nome. Na janela, o grande teixo agora um monstroassustador. No para Conor, que afirma ter visto coisas piores. Maso monstro no se abala e diz querer dele algo realmente tenebroso: averdade. Contar trs histrias (e, vendo o despeito do menino,afirma: histrias so criaturas selvagens). Na quarta histria, Conorser personagem e dela, dever extrair sua verdade. A primeirahistria, de um prncipe que mata a filha de um aldeo, por quem eraapaixonado, pelo bem do reino todo, e finge que a culpada haviasido sua madrasta, ento deposta pelo povo raivoso, mostra a Conorque no existe ningum apenas bom ou mau. A segunda histria de umproco que, depois de negar ao boticrio do vilarejo o teixo queestava em sua propriedade, pede ajuda dele para salvar as filhasdoentes. O boticrio nega, e as meninas morrem. A casa do proco entodestruda culpado por tudo que acontecera, ele havia sido vtima doprprio egosmo. A terceira histria sobre um homem invisvel, quedecide fazer com que notem sua presena. Chega o momento esperado.Conor deve revelar sua verdade na quarta histria, que comea nopesadelo recorrente: sua me, pendurada num penhasco, implora queele no a deixe cair na escurido; mas ele a solta e confessa desejarque tudo termine logo. O monstro lembra-o que os humanos socriaturas complexas, para as quais as aes, juntamente com a coragemde nomear os pensamentos, so a verdadeira coragem, combustvel paraas mudanas. o que explica, em uma das passagens mais tocantes danarrativa; como pode um prncipe ser, ao mesmo tempo, um assassino eo salvador? Como pode um boticrio ter uma pssima ndole e estarcerto? Como pode um proco ter um bom corao e estar errado? Comopode um homem invisvel ficar ainda mais solitrio depois que passa aser visto?. Sabendo do poder curativo das palavras, Conor vai com aav ao hospital em que sua me est internada. Em uma das descriesmais bonitas do livro, lmpida e profunda, a abraa e sinceramentediz que no queria que ela morresse. Mas a deixa ir embora, comserenidade. PRINCIPAIS TEMAS DE O CHAMADO DO MONSTRO: Aceitao damorte Relacionamento familiar Autoconhecimento AmadurecimentoBullying
A IMPORTNCIA DAS HISTRIAS Um dos principais temas de O chamadodo monstro a importncia das histrias. Uma boa forma de comear atrabalhar o livro em aula lembrar aos alunos que a prpria figura domonstro se origina de uma mistura de personagens mticos presentesno imaginrio comum, alimentado pelas histrias: a lenda de Herne, oCaador, de Cernuno e do Homem Verde (p. 44). Tendo isso em vista, oprofessor pode dividir os alunos em trs grupos e pedir que umpesquise sobre um dos personagens citados pelo monstro. Depois dapesquisa pode haver uma conversa em que o professor faa os alunosperceberem a grandiosidade que tm as narrativas, inclusive nasramificaes e re-significaes que elas vo ganhando atravs dos temposO chamado do monstro , inclusive, uma dessas re-significaes. Aatividade pode terminar em uma segunda parte, em que cada grupopesquise lendas e histrias populares brasileiras que aindacontinuam tendo grande importncia nos dias de hoje. O professorpode dirigir os alunos e pedir, por exemplo, que prestem ateno emcomo as histrias se transformaram, que lugar ocupam e quais seussignificados atuais. Com fecho da atividade, os alunos podemorganizar artisticamente o que descobriram e apresentar ao restanteda escola como uma exposio. INVESTIGANDO OS MECANISMOS DO BULLYINGAlm de lidar com a doena de sua me, Conor enfrenta momentos difceisna escola: alguns de seus colegas no apenas o discriminam, como sorudes e agressivos com ele, em um descarado caso de bullying.Discutir tais comportamentos em aula fundamental no apenas porque oassunto est em evidncia, mas tambm porque preciso proteger osjovens, conscientizando-os sobre o uso da violncia. Para tanto, Ochamado do monstro pode ser um grande aliado, j que na narrativaHarry e seus comparsas entabulam um bullying muito sutil (aos olhosdos outros) e, ao mesmo tempo, muito agressivo e perverso. Oprofessor pode pedir aos alunos que separem, individualmente,momentos da narrativa nos quais acham que a violncia cometidacontra Conor exacerbada, e que depois escrevam um texto crticoapontando por quais motivos o uso da violncia, em qualquer formaque ela assuma, condenvel. Para fechar a atividade pode ser feitoum debate em que os alunos exponham sua opinio sobre o tema tendocomo base o livro lido e os textos produzidos.
DIFERENTES GERAES: CONFLITOS E APRENDIZAGEM Em O chamado domonstro, Conor e sua av tm uma relao conflituosa e, em sua maiorparte, difcil. Ao mesmo tempo, a av quem est ao lado de Conor nosmomentos mais duros para ele, como filho, e para ela, como me. Oprofessor pode propor uma atividade em que se discuta o papel destapersonagem na narrativa: ela coadjuvante, mas tambm um dos pilaresque sustenta a histria. Os alunos podem, individualmente ou emgrupo, listar as caractersticas da personagem e mostrar como a visoque o leitor tem sobre ela vai mudando ao longo da narrativa,pegando exemplos do prprio livro. Depois, podem ser divididos emgrupos e fazer entrevistas com parentes ou conhecidos mais velhos ,buscando estabelecer parmetros que mostrem as diferenas de viso demundo entre as geraes. A IMPORTNCIA DE CONTAR HISTRIAS A presena domonstro na vida de Conor ainda mais acentuada pelas histrias queele conta ao garoto: por meio delas que ele consegue lidar maisserenamente com a necessidade de enfrentar a morte da me. Sugere-seao professor a leitura do texto da psicanalista Maria Rita Kehl, Ascrianas e seus narradores, escrito como prefcio para o livro Fadasno div (Mario Corso e Diana Lichtenstein, Artmed, 2006). Em um dostrechos, a autora diz: Contar histrias no apenas um jeito de darprazer s crianas: um modo de ampar-las em suas angstias, ajud-las anomear o que no podia ser dito, ampliar o espao da fantasia e dopensamento (...). Aps a leitura de O chamado do monstro, oprofessor pode conversar com os alunos sobre a importncia que ashistrias tm em nosso imaginrio e, portanto, na construo que vamosfazendo de ns mesmos. O professor pode debater, tambm, finalmente,sobre em qual perspectiva os alunos entenderam o chamado do ttulo:teria vindo de um monstro fantasioso ou do prprio Conor? O texto deMaria Rita Kehl est disponvel em seu site, www.mariaritakehl.psc.brA LAMA, A LAMA A morte tema recorrente em O chamado do monstro.tratada com suavidade, firmeza e beleza muito diferente da morteque se v anunciada nos noticirios e jornais sensacionalistas. Nessembito, o professor pode propor uma percepo mais ampla de como essedifcil tema pode ser entendido/sentido. Para isso, prope-se oconfronto entre trs diferentes produes artsticas que falam da morte(ou de o fim de um ciclo) e a morte estampada nos jornais. Aprimeira a cano guas de maro (Tom Jobim, 1972) na qual, em meio apromessa de vida, sol e ave no cu h tambm a morte, o fim,anunciados: pau, pedra, tombo da ribanceira. A segunda e aterceira, dois filmes que falam do tema de modo sensvel erespeitoso: A partida ( Japo, 2008) e Hanami: cerejeiras em flor(2008). Os alunos podem ouvir a cano e assistir aos filmes,procurar matrias de jornal que tratem a morte de maneiradesrespeitosa, e discuti-las em classe. O poema A morte doleiteiro, de Carlos Drummond de Andrade, ilustra bem como a vidahumana pode ser tristemente tratada com algo banal. Complementandoa atividade podem, eles mesmos, buscar outras referncias (canes,poemas, filmes, obras de artes plsticas) e dividir com a turma.
ATIVIDADE ESPECIALEsta atividade tem como proposta unir asdiscusses e as atividades anteriores acerca do principal tema de Ochamado do monstro o autoconhecimento , fazendo com que os alunosreflitam ainda mais sobre ele, criando novas formas narrativas quetenham como base o livro lido.
PRIMEIRO PASSO Concluda a leitura do livro, retome com a classeas passagens que o monstro fala sobre o poder das histrias. Emseguida, incentive os alunos a refletir e falar sobre suas prpriasexperincias de ler e ouvir histrias em determinados momentos desuas vidas, se houve identificao entre o que era vivido e a histrialida/ouvida. SEGUNDO PASSO Divida os alunos em grupos que, depreferncia, no ultrapassem o nmero de quatro alunos, pois um grupomuito numeroso dificultaria o processo de escrita e trabalhocoletivo. TERCEIRO PASSO Proponha aos grupos a coleta ou criao derelatos de experincias pessoais. Instrua os alunos a entrevistarpessoas que passaram por experincias de vida marcantes e a criar umroteiro prvio para estas entrevistas. Ou, se preferir, os grupospodem criar as histrias, a partir de uma sinopse elaborada em salade aula. QUARTO PASSO Os alunos devem sair para fazer asentrevistas e transcrev-las; ou, no caso de criao, desenvolver umrelato ficcional a partir da sinopse elaborada. QUINTO PASSO Osprofessores de portugus e de artes devem orientar os alunos naadaptao das entrevistas ou relatos ficcionais para o formato de ummonlogo teatral. Para isso, importante abordar, em sala de aula,este gnero e as diferenas bsicas de linguagem entre a narrativaliterria e a narrativa cnica. SEXTO PASSO Os alunos devem procedermontagem e ensaios cnicos. Para isso, ser necessrio escolher umanica pessoa do grupo para encenao; as demais trabalharo emcenografia, figurino, e na prpria direo da cena, auxiliando ocolega-ator a acrescentar ritmo, entonao, gestos e movimentos suafala. STIMO PASSO Os grupos devem apresentar os monlogos turma.Caso alunos e professores desejem, possvel montar um festival,apresentando-o comunidade escolar e aos convidados. 2b1af7f3a8